en pt es

WONCA EUROPE 2014

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

O melhor de

Telejornal Wonca Dia 3

Telejornal Wonca Dia 2

Telejornal Wonca Dia 1

Informações Úteis

A Pré-conferência do VdGM #2014

É com enorme satisfação que vos damos as boas-vindas à Pré-conferência que assinala o 10º aniversário do VdGM, que decorrerá em Lisboa em 1 e 2 de julho de 2014, nas vésperas da Conferência da WONCA Europa. O evento é organizado pelo Movimento Vasco da Gama (VdGM), estando aberto a internos e jovens Clínicos Gerais/Médicos de Família (CG/MF), com até um máximo de cinco anos de prática clínica após a sua graduação. A informação que se segue ajudá-lo-á a ter uma noção do que estará englobado na Pré-conferência.

 

QUAL É O OBJETIVO DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNDIAL?

O Movimento Vasco da Gama organiza uma reunião anual, nas vésperas da Conferência da WONCA Europa, na qual participantes vindos de toda a Europa têm a oportunidade excecional de comunicar, expressar os seus pontos de vista e alargar os seus horizontes, enquanto aprendem acerca de outros países, culturas e contextos.

 

QUAL É O CONTEÚDO DA PRÉ-CONFERÊNCIA?

O tema da Pré-conferência deste ano é “Novas Rotas para a Clínica Geral e Medicina Familiar”.

Os participantes terão a oportunidade de:

a) conhecer internos e jovens Médicos de Família/Clínicos Gerais de outros países e serem introduzidos no Contexto Global da Medicina Familiar/Clínica Geral;

b) familiarizar-se com os vários perfis nacionais e ser capaz de comparar os diferentes sistemas de cuidados primários, em diversos patamares: organização dos sistemas de saúde, estatuto dos Médicos de Família/Clínicos Gerais e programas de treino vocacional;

c) discutir e elaborar visões para o futuro da Clínica Geral/Medicina Familiar. Os seguintes temas enformarão as sessões de trabalho de grupo:

  • melhoria da prática, qualidade, ensino e investigação da Clínica Geral/Medicina Familiar em outros países;
  • desenvolvimento da Clínica Geral/Medicina Familiar no sentido de corresponder às necessidades dos doentes num campo cada vez mais complexo, no seio de uma sociedade em rápida mudança ( caracterizada por exigências em crescendo por parte dos utentes) e potencialidades clínicas imparáveis;
  • condições de trabalho correspondentes às necessidades da emergente geração de médicos de família;
  • intercâmbio em Clínica Geral/Medicina Familiar.

d) compreender a importância das redes internacionais de pares.

 

A Pré-conferência incluirá a celebração do 10º aniversário do VdGM, com algumas surpresas alinhavadas e uma comemoração entusiástica dos esforços desenvolvidos por este grupo que faz parte integrante da WONCA Europa.

A comunicação visionária da Pré-conferência ficará a cargo de João Sequeira Carlos (o primeiro Presidente do VdGM). Seguir-se-á uma sessão plenária, com a apresentação de todos os grupos de trabalho.

 

INFORMAÇÕES ACERCA DA INSCRIÇÃO

A Pré-conferência está acessível a qualquer interno ou jovem Clínico Geral/Médico de Família, com até cinco anos volvidos sobre a sua graduação, que deseje participar. Contudo, existem apenas 85 vagas disponíveis e as inscrições irão proceder-se por ordem de chegada.

Por favor note que, apesar de não estar prevista qualquer outra seleção dos participantes por parte da organização, recomendamos que os candidatos à participação sejam internos ou jovens colegas que ainda não tenham tido qualquer tipo de contato com o VdGM e a família da WONCA.

O valor da inscrição para a Pré-conferência é de 65,00 €.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Mais informações estão disponíveis on-line, estando estas sujeitas a atualizações regulares. Por favor, não hesite em contatar-nos, caso se depare com qualquer questão. Para tal, faça uso do endereço eletrónico: preconference@vdgm.eu.

Outras informações podem ser encontradas no nosso website e redes sociais:

 

O MOVIMENTO VASCO DA GAMA

O nome do grande explorador português, que descobriu o caminho marítimo para a Índia há mais de quinhentos anos atrás, foi apropriado pelo Movimento Vasco da Gama, a rede de trabalho inserida na WONCA Europa dedicada aos internos e jovens médicos de família. À medida que eles próprios iniciam a sua viagem exploratória na especialidade de Clínica Geral/Medicina Familiar na Europa, o Movimento funciona como uma plataforma de comunicação e encoraja-os nos seus primeiros passos, providenciando apoio e informação.

Desde a sua génese em Lisboa, em 2005, laços foram sendo estabelecidos com a maioria das associações europeias de Clínica Geral/Medicina Familiar, com o objetivo de criar um Conselho Europeu de representantes. A cada ano, o VdGM organiza uma reunião internacional, conhecida como a “Pré-conferência”, a qual se realiza no dia que antecede a conferência da WONCA Europa.

O Movimento alberga cinco grupos de trabalho temáticos (Educação & Formação, Intercâmbio, Investigação, Além Europa e Imagem) que constituem os pilares das suas iniciativas. Muitas vezes, estes trabalham em colaboração com as equivalentes redes de interesse especial da WONCA Europa. Algumas das atividades destes grupos incluem a melhoria da qualidade dos programas de formação dos Clínicos Gerais/Médicos de Família, o estabelecimento de uma rede de projetos de investigação e a promoção da Medicina Rural.

Em acréscimo, o Junior Researcher Award foi lançado na sequência dos esforços contínuos do Movimento para promover uma nova geração de médicos de família que combina o trabalho clínico e a investigação. O VdGM também oferece aos internos e jovens Médicos de Família a oportunidade única de passar duas semanas na companhia de um Clínico Geral/Médico de Família de outro país, através do Programa de Intercâmbio Hippokrates. Às experiências de intercâmbio com maior valor formativo são atribuídos, todos os anos, os Prémios Hippokrates e Claudio Carosino.

Paralelamente, o nosso Movimento criou o Fundo VdGM, que nasceu da observação de desigualdades inaceitáveis e da crise económica em curso, que aflige o nosso continente e impede muitos colegas de compartilharem das atividades internacionais. Graças a doações generosas, o VdGM tem conseguido oferecer bolsas de apoio a jovens e futuros colegas.

Em resumo, a nossa missão é de natureza global e compreende a fundação de um fórum colaborativo para a melhoria da Clínica Geral/Medicina Familiar. Através das nossas atividades, tencionamos empoderar futuras gerações de Médicos de Família para liderarem o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários ao nível regional, nacional e internacional.

Se está interessado em juntar-se a um dos grupos temáticos ou atividades do VdGM, por favor não hesite em registar-se no nosso website, ou a procurar-nos numa das atividades da conferência.

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:20 ABRIL 2014

O limite de inscrições é de 85 lugares.

O pagamento deve ser efetuado no ato de inscrição, para que a mesma seja considerada válida.

Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
Apoio
Transportadora Oficial
2014 © Leading Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-02-02