en pt es

WONCA EUROPE 2014

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

O melhor de

Telejornal Wonca Dia 3

Telejornal Wonca Dia 2

Telejornal Wonca Dia 1

Debate WONCA Environmental Working Party

Na sexta-feira, dia 4 de julho, pelas 17h00, irá decorrer no 19º Congresso Europeu da WONCA um debate organizado pelo WONCA Environmental Working Party, especialmente dedicado à apresentação e lançamento do livro promovido por aquele grupo de trabalho e intitulado “Family Doctors In The Field – Environmental Stories From Across The Globe”. Os autores de vários capítulos desta obra estarão presentes, para trocar impressões com a audiência acerca deste conjunto enriquecedor de relatos de médicos de família (MF) que vivem e trabalham em diferentes partes do mundo, mas que partilham muitas das suas inspirações e formas de atuação. O chair do WONCA Environmental Working Party, o MF australiano Grant Blashki, explicou ao nosso jornal que este debate servirá, em primeiro lugar, para concretizar o lançamento mundial de uma obra na qual “MF provenientes de contextos muito diferentes descrevem os seus esforços para a promoção da sustentabilidade ambiental. Alguns deles conseguiram-no através de ações quotidianas, levadas a cabo nas suas vidas e nos seus consultórios, com o objetivo de reduzir energia, o desperdício e o consumo de água. Outros, têm estado envolvidos na defesa e promoção de políticas amigas do ambiente, nos seus países natais. Outros médicos, ainda, têm colocado a sua voz profissional ao serviço da educação da comunidade, em matérias do foro ambiental”.

 

Grant Blashki precisa, um pouco mais, o tipo de histórias que estão contidas no livro a revelar pela primeira vez em Lisboa e que poderão ser afloradas durante a sessão de apresentação: “alguns colegas descrevem o seu trabalho no que respeita à gestão das implicações em saúde de ameaças ambientais, quando respondem, por exemplo, a inundações no Paquistão ou procuram assegurar o uso de água potável, no Quénia. Outras apresentações serão mais de natureza filosófica e explorarão o relacionamento entre saúde humana e sustentabilidade ambiental”.

 

Para o responsável do WONCA Environmental Working Party, apesar da modernidade e globalização terem suscitado abordagens similares por parte de profissionais de saúde de todo o mundo, “o contexto local é sempre crítico para o MF, quer a um nível macro (em termos da cultura e do contexto ambiental em que o médico trabalha), quer a um nível micro (em termos das expectativas do doente face ao médico). Sem prejuízo desta realidade, existem valores comuns que permeiam a nossa profissão e as noções de prevenção e determinantes sociais da saúde levaram muitos MF a compreender que as matérias associadas à sustentabilidade ambiental não podem ser ignoradas”.

Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
Apoio
Transportadora Oficial
2014 © Leading Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-02-02